quinta-feira, 14 de abril de 2011

A rádio Sociedade do Rio de Janeiro:


A primeira emissora de rádio foi inaugurada dia 20 de abril de 1923, liderado por Roquette-pinto, usando equipamentos emprestados pelo governo na Praia Vermelha, usavam os transmissores durante uma hora por dia, porém somente no dia 1º de maio a rádio passa a fazer transmissões para a população, porém começando de forma extremamente precária. Somente em outubro as transmissões começaram a se organizar, com números infantis, conferências literárias, artísticas e científicas, música vocal e instrumental, todos voltados para o enriquecimento da cultura de seus ouvintes.

Roquete Pinto

Roquette-pinto definia o rádio da seguinte maneira: “ O rádio é o jornal de quem não sabe ler; é o mestre de quem não pode ir à escola; é o divertimento gratuito do pobre; é o animador de novas esperanças; o consolador do enfermo; o guia dos sãos, desde que o realizem com espírito altruísta e elevado”. Essa ideologia de elevação da cultura e de modernização trazida com a implantação do rádio teve muitas repercussões no contexto sócio-econômico, o Brasil estava se voltando cada vez mais para o consumo e o lazer.

Podemos observar que vários acontecimentos importantes impulsionaram o país por meio dessa ideologia: greves, sindicalismo decorrente do grande número de indústrias que surgiam, a modernização urbana do Rio de Janeiro que era a capital do país, conclusão de diversas obras, a chegada da Semana de Arte Moderna realizada em São Paulo, trazendo vários parâmetros culturais diferentes em artes como pinturas, esculturas e literatura brasileira.

Essa vontade de modernizar o país e transformá-lo em um lugar melhor também teve impactos políticos e militares, no dia 5 de julho de 1922 o tenentismo surge com a insatisfação dos militares em meio à corrupção do sistema de oligarquias. Diante de tantas revoltas decorrentes e movimentos operários e a urbanização dos grandes centros comerciais, a rádio sociedade do rio de janeiro faz as transmissões das mudanças provocadas pelos mesmos ideais modernistas que inspiraram a sua implantação.

Infelizmente, a rádio começa a perceber seus prejuízos, afinal o público ouvinte de suas transmissões eram membros da elite, ou seja, os gastos dos equipamentos era caro demais e os programas não despertavam muito o interesse de camadas sociais mais baixas, ou seja da grande maioria da população. Foi somente na metade dos anos 20 que as pessoas acabaram despertando para o lucro que poderia receber ao permitir um espaço para anúncios publicitários, com isso a Rádio Clube do Brasil, fundada em 1º de junho de 1924 foi a primeira a ter autorização para a publicidade. Com ela também surgem programistas e comunicadores e transmitir músicas populares ganhando muito mais a atenção da população e alcançando uma grande diversidade de ouvintes de todas as camadas da sociedade.


Um comentário:

  1. A Rádio Clube do Brasil, Em 1937 mudou o nome para Rádio Cajuti (Tijuca ao contrário) porque foi vendida ao Tijuca Tênis Clube, que tinha seus estúdios dentro da sede do clube. Após um tempo o clube vendeu a rádio ao Diário da Noite, do Rio de Janeiro em 1948, que tinha interesse na concessão de canal de televisão que a emissora detinha no Rio, alterando novamente seu nome para Rádio Mundial.

    Depois foi comprada pelas Organizações Victor Costa em 1954, em 1959 foi alugada para o radialista Alziro Zarur, fundador da Legião da Boa Vontade. Em 1966 foi vendida ao Sistema Globo de Rádio junto com o restante da Organizações Victor Costa.

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